Teologia da espiritualidade

Conheça a disciplina Reflexão e Espiritualidade

Espiritualidade segundo o dicionário Michaelis, significa “qualidade do que é espiritual”. Estudo das bases fundamentais e históricas, bem como da prática contemporânea da espiritualidade evangélico-pentecostal, com vistas a estabelecer caminhos para a discussão com outras confessionalidades e suas formas específicas de espiritualidade.

Como exercemos a verdadeira espiritualidade? A verdadeira espiritualidade possui como base de sustentação uma fé que gera obras, serviço. O amor às pessoas por causa do nosso Deus nos faz desejar que sejam salvas e cuidadas ao mesmo tempo. O que vê com bons olhos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre. Pv 22.29. Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.

A genuína espiritualidade possui como base de sustentação uma fé que gera serviço. Este serviço é fruto de nossa fé e comunhão com Deus. Amar ao próximo, significa atender não só o campo espiritual, mas também as dificuldades que levaram aquela pessoa a penúria e insuficiencia. São pessoas que carecem de aceitação, de amor e principalmente de atenção.

Existe a espiritualidade integral – que envolve o campo anímico (alma/pensamentos), o labor humano, a vida espiritual, a socialização, o comportamento (ações) e convívio familiar. Todos estes campos da vida devem estar em conformidade com os preceitos bíblicos, numa estabilidade, nivelados pelo Espírito Santo. Espiritualidade integral é a vida na sua mais completa essência.

Bibliografia para estudo:

ARAÚJO FILHO, Caio Fábio d’. Um projeto de espiritualidade integral. Belo Horizonte: Vinde, 1993.
BOMILCAR, Nelson. (org.) O melhor da espiritualidade brasileira. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.
BRANDT, Hermann. Espiritualidade: vivência da graça. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2006.
CABRAL, Elienai. Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.
FOSTER, Richard. A liberdade da simplicidade. São Paulo: Vida, 2010.
GAARDER, Jostein. O livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000 (7ª Edição).
GRANCONATO, Marcos. Fundamentos da teologia da vida cristã. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.
KILPP, Nelson. Espiritualidade e compromisso: dez boas razões para…Orar; praticar a justiça; cuidar da criação; acolher o outro; compartilhar. São Leopoldo: Sinodal, 2008.
MEARS, Herietta. Estudo Panorâmico da Bíblia. São Paulo: Vida, 2006.
NOUWEN, Henri J. M. A espiritualidade do deserto e o ministério contemporâneo: o caminho do coração. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
SCHAEFFER, Francis. A Verdadeira espiritualidade. São Paulo: Cultura Cristã, 1999.
SOUZA, Ricardo Barbosa de. O caminho do coração: ensaios sobre a trindade e a espiritualidade cristã. Curitiba: Encontro, 2004.

 

______________________
É proibido copiar os artigos desta revista. A publicação dos artigos aqui postados em trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo desta revista, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Revista Vox Teológica, de Florianópolis, SC, Brasil.