Estudo do homem pela Bíblia

Conheça a disciplina Antropologia teológica

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Gênesis 1:27

Ela visa os pontos de vista: filosófico, psicológico, médico e sociológico. Uma disciplina que trata sobre o ser humano, o objeto central e material do estudo. “E criou Deus o homem à sua imagem…”, vamos procurar entender por que o homem foi criado, qual a finalidade de sua existência, o papel do homem segundo a Bíblia e etc..

Nesta disciplina vamos tratar do que o homem é em sua relação com o Deus Criador no Antigo Testamento, revelado em Jesus no Novo Testamento, e desta forma, vamos tratar sobre a revelação cristã aos homens.

Segundo Rosenkranz, “a única religião que se conforma a razão é o cristianismo, porque ela considera o homem como a forma na qual Deus se tem revelado. Sua teologia é, portanto, antropológica, e sua antropologia é teológica. A idéia da divindade do homem (Gottmenschheit) é a chave do cristianismo, na qual, como diz Lessing, jaz sua racionalidade”.

Vamos procurar responder a pergunta: Se é Deus quem se revela em seu filho Jesus, que sentido tem falar do que a revelação cristã nos diz sobre o homem? A pretensão que o cristianismo te de oferecer é uma visão original do homem, conhecida na fé e por isso objeto do estudo teológico, com a disciplina Antropologia Teológica.

Bibliografia para estudo:

Antropologia e Antropologia Bíblica

ESTERCI, Neide, Peter Fry e Mirian Goldenberg (org.), Fazendo antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2001.
GEERTZ, Clifford, Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
HESSELGRAVE, David J., A comunicação transcultural do evangelho, vols. 1, 2 e 3. São Paulo: Vida Nova, 1994.
HIEBERT, Paul G., O evangelho e a diversidade das culturas: Um guia de antropologia missionária. São Paulo: Vida Nova, 2001.
HODGE, Charles. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003.
HOEKEMA, Anthony. Criados à Imagem de Deus. São Paulo: Cultura Cristã, 1999.
NIDA, Eugene A., Costumes e culturas: Uma introdução à antropologia missionária. São Paulo: Vida Nova, 1985.
LADARIA, Luis F. Introdução à antropologia teológica. São Paulo: Ed. Loyola, 1998.
LUNDGAARD, Kris. O Mal que Habita em Mim. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.
PLANTINGA, JR., Cornelius. Não era para ser assim. São Paulo: Cultura Cristã, 1998.
LUTZER, Erwin. A Serpente do Paraíso. São Paulo: Vida, 1998.

 

______________________
É proibido copiar os artigos desta revista. A publicação dos artigos aqui postados em trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo desta revista, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Revista Vox Teológica, de Florianópolis, SC, Brasil.