Defendo a Palavra de Deus

Conhecendo a disciplina Apologética

 

Um dos maiores apologistas cristãos, Dr. William Lane Craig, conhecido por seus debates com ateus a favor da causa primária de tudo o que existe, como também sobre Deus. Craig define apologética:

APOLOGÉTICA (do grego apologia, “defesa”) é o ramo da teologia cristã que procura apresentar uma explicação racional para as verdades afirmadas pela fé cristã. Portanto, apologética é principalmente uma disciplina teórica, apesar de ter aplicação prática. Além de ocupar-se, a exemplo do restante da teologia, com a expressão do nosso Deus amoroso, a apologética serve especificamente para mostrar aos incrédulos a veracidade da fé cristã, para fortalecer essa fé nos salvos e para estudar e apresentar as ligações entre a doutrina cristã e as outras verdades. Como disciplina teórica, portanto, a apologética não tem como alvo principal ensinar a responder questionamentos, a debater ou a evangelizar, mas como ciência ela ajuda a fazer tudo isso na prática. Isso significa que um curso de apologética não tem o propósito de ensinar você a responder “assim e assado” quando alguém pergunta “isso e aquilo”. Repetindo, a apologética é uma disciplina teórica que tenta responder a esta pergunta: Que defesa racional se pode fazer da fé cristã? Por isso, a maior parte do tempo passamos tentando responder a essa pergunta.

Bibliografia para estudo:

CHAPMAN, C. Cristianismo: a melhor resposta. São Paulo: Vida Nova, 1990.
CRAIG, William Lane. Apologética Contemporânea: A Veracidade da Fé Cristã. Página 15. 2a. Edição. São Paulo: Vida Nova, 2012.
EDGAR, William. Razões do Coração: Recuperando a Persuasão Cristã. Brasília: Refúgio, 2001.
ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico Teológica da Igreja Cristã. Página 99. São Paulo: Vida Nova, 2009.
Série Apologética. Volume 1. Página 14. São Paulo, SP: Instituto Cristão de Pesquisas, 2003.
GEISLER, Norman. Enciclopédia Apologética. Página 61. São Paulo: Vida, 2002.
ROBERTSON, Archibald & PLUMMER, Alfred. A Critical and Exegetical Commentary on the First Epistle of St. Paul to the Corinthians. Página 191. .New York, EUA: C. Scribner’s, 1911.
ZACHARIAS, Ravi. Pode o homem viver sem Deus? São Paulo: Mundo Cristão, 1997.

 

______________________
É proibido copiar os artigos desta revista. A publicação dos artigos aqui postados em trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo desta revista, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Revista Vox Teológica, de Florianópolis, SC, Brasil.